terça-feira, 28 de junho de 2011

BRINQUEDO TORTO ATRAVÉS DOS TEMPOS (ENCONTRÃO)


Atrações já confirmadas: Palestra, música ao vivo, leituras dramáticas dos textos "Desktop",

 "Gran Circo Pimienta" e "Um certo príncipe", gincana dos clãs e muito mais. 

sábado, 25 de junho de 2011

Devolutiva das cenas de 22/06 (Núcleo 2)

Depois de certa demora e muita cobrança do Núcleo 2, aí vai a devolutiva das cenas feitas pelo grupo. Como é um grupo menor, houve a possibilidade de se fazer duas rodadas de apresentações com grupos diferentes, o que foi bastante interessante. 

ATRIZES: Carol, Nádia e Bia

QUEM: Pai, mãe e filha

O QUE: Filha tentando contar que está grávida. 

O espaço e os objetos (mesa, talheres etc) estavam sendo bem visualizados pelas atrizes, o que torna a cena visualmente agradável. Havia jogo entre as atrizes e estava clara a apresentação de eventos passados. O estado tenso dos personagens também estava evidente. A notícia de que a filha estava grávida poderia ter sido dada mais à frente, deixando a platéia curiosa (dar freio à história)



ATRIZES: Pamela, Flávia e Gabi

QUEM: Guardas e príncipe

ONDE: Castelo

O QUÊ: Os guardas contam ao príncipe que acabaram de ver o fantasma do rei, que faleceu misteriosamente poucos dias antes.

A cena continha um evento anterior altamente importante para o entendimento da cena que foi muito bem apresentado. Quando os guardas entravam em cena, já sentíamos que havia algo de errado. O estado interno de todos estava bem evidenciado. Mais para frente poderemos estudar e vivenciar estes estados de forma mais aprofundada. Atenção para o posicionamento das atrizes no palco. 


ATRIZES: Thaís e Thainá

QUEM: Chefe e empregado

ONDE: Escritório

O QUÊ: Chefe tendo que explicar a demissão de seu melhor funcionário.

A história continha freio, o que me fazia prestar atenção nela para saber qual seria seu desdobramento. Foram citados outros eventos e circunstâncias que enriqueceram o conteúdo da cena e principalmente contribuíram para tornar a demissão mais justa. A cena ficou muito na palavra, faltando outras ações. O estado interno foi mostrado, mas nestes casos, veremos isso mais para frente, é mais interessante deixar o estado vir internamente para depois explicitá-lo. 


SEGUNDA RODADA

ATRIZES: Flávia, Carol e Thayná

QUEM: Lenhador e Dois fazendeiros

ONDE: Floresta

O QUÊ: Fazendeiros confundem lenhador com médico e tentam convencê-lo de que ele é o doutor que procuram. 

As ações do lenhador estavam presentes e coerentes. A cena tinha um ritmo ágil e divertido, como se deve esperar das comédias. O sotaque do lenhador evidenciava sua natureza, mostrava e não contava. O tempo da piada "Seu fi nasceu" foi muito bem colocado, o que provocou risos no público. 


ATRIZES: Thaís, Pamela e Nádia

QUEM: Jardineiros e Planta

ONDE: Jardim

O QUÊ: Jardineiros plantam uma semente, que rapidamente cresce e passa a conversar com eles sobre o segredo da vida. 

O fator inesperado foi fundamental a esta cena. As ações de plantar estavam claras e o crescimento da planta foi divertido e poderia ser até mais curtido. Quando a planta começou a falar e falar, deu realmente vontade de cortá-la e isso é muito bom. A cena continha início, meio e fim claros e era bastante divertida. Atenção para o posicionamento.



ATRIZES: GABI E BIA

QUEM: Bandido atrapalhado e sorveteiro

ONDE: Praia

O QUÊ: Bandido se atrapalha tentando roubar sorveteiro e acaba sendo roubado pelo próprio. 


Outra cena bastante divertida. Atenção para a visualização do carrinho. O jogo de errar e acertar do assaltante estava interessante. O texto contribuiu para o enriquecimento da cena com tiradas como "Você não está vendo que eu estou te assaltando?", que foi jogada no tempo certo. 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Oooi aqui é a Ana, do núcleo 3, bom primeiramente gostaria de agradecer ao Varlei por essa oportunidade, pois nesse pouco tempo fazendo teatro aprendi muita coisa, mudei bastante meu conceito sobre algumas pessoas, mudei meu jeito de pensar, meu jeito de agir !
Gostaria de dizer também que foi a melhor experiência que já tive, e mesmo que eu não continue , levarei muita coisa , é por essa razão que não ficarei muito chateada se não conseguir !
Ameei poder estar com aquelas pessoas , poder fazer essa aula com elas, saber mais sobre elas, e tive o imenso prazer de ser aluna do Varlei.
Estou muito ansiosa pro dia primeiro, desejo toda a sorte do mundo pra toodos, e seja o que Deus quiser.
Ah e estou mais ansiosa ainda pro dia 03, O ENCONTRÃO, não vejo a hora de poder estar com todo mundo que já participou , que participa, quero ver as pessoas com quem fiz o primeiro dia de aula, mas só verei se passar :S
Pra dizer a verdade estou muito confiante em mim, mas como já disse se eu não continuar levarei muita coisa boa!
Bom, agradeço de novo ao Varlei.
E MERDA pra todos (:
beeijos **.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Devolutiva das cenas de 20/06 (Núcleo 3)

Queridos,

em primeiro lugar, gostaria de dizer que fiquei muito feliz com o resultado das cenas que vi nesta segunda. A grupo todo está evoluindo muito e é muito bonito de ver. Fiquei muito emocionado hoje. Mas vou deixar a emoção para fazer uma análise mais técnica das cenas: 

Atrizes: Marina, Cathy e Giovanna
Quem: Vendedor de chapéus e cliente metido
Onde: Loja
O quê: Vendedor sugere vários chapéus ao cliente, que age sempre de maneira estúpida.

Cena muito bem resolvida, as funções das personagens foram bem destacadas. Talvez o estado interno da Cliente (mãe) pudesse ser um pouco mais intenso. Mas veremos isto com calma mais para frente.



Atores: Gabi O., Gabi S. e Alexia
Quem: Irmãs (cada uma deve ter características diferentes das demais: personalidade, idade, estado interno etc.)
Onde: Casa
O quê: Limpando a casa, as irmãs começam a encontrar objetos estranhos

O Grupo encontrou soluções bastante interessantes, como a escada. As piadas encontradas foram ótimas. Atenção para destacar as diferenças de personalidade entre uma e outra personagem. 



Atores: Thayná e Bárbará 
Quem: Cabeleireiro preguiçoso e noiva
Onde: Salão de beleza
O quê: A noiva precisa se arrumar enquanto o cabeleireiro está com preguiça e tenta convencê-la não fazer coisas muito trabalhosas.


Cena muito bem resolvida. O Diálogo fluiu muito bem. A voz das atrizes estava bem colocada. As ações, como lavar o cabelo, poderiam ser executadas até o fim. 


Atores: Isabela, Fernanda e Amanda
Quem: Pescadores à deriva
Onde: Pequeno barco em alto mar
O quê: Famintos e perdidos, buscam formas de resolver os problemas que possuem (fome e desorientação)


Posicionamento, conflito, texto, jogo entre as atrizes, muito boa a cena. Tanto que acho que ela poderia ser um pouco mais longa. 


Atores: Vanessa, Kaline e Anna
Quem: Boxeador medroso e técnico
Onde: Vestiário antes da luta
O quê: Técnico tenta convencer o lutador, que está com medo de lutar.

Muito boas as ações das atrizes. Completamente compreensível e dentro da proposta. Ótima visualização que uma das atrizes realizou, mas a outra não embarcou na proposta. Havia um armário, onde uma delas pegou as luvas, mas a outra passou por dentro do armário e do ringue. 

Atores: Nathalia, Kananda e Caio
Quem: Vendedor de Jornais e um trabalhador
Onde: Rua
O quê: Vendedor tenta convencer o trabalhador de que ele deve comprar o jornal por causa das notícias que interessam ao trabalhador

Ótima proposta. O elenco entrou com uma energia muito forte, o que é ótimo ver. Faltou, como já foi dito, atenção ao posicionamento e ao foco (todos falavam ao mesmo tempo). Nada que mais alguns ensaios não resolva. 


AMANHÃ POSTO FOTOS, QUE A FLAVINHA TIROU. 


AMO VOCÊS! 








Oi , meu nome é Gabriela e eu queria muito dizer que o teatro é muito importante , não só pra mim mais eu tenho certeza que pra muita gente tambem. Hoje foi a ultima aula antes da grande decisão de quem fica e quem sai . Boa sorte pra todos do núcleo 3 , e quero agradecer ao Varlei tambem por dar essa oportunidade pra gente .

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A ultima aula antes do teste.

Teatro é coisa mágica!!!
Hoje foi um dia muito mas muito especial!!!
Pois foi a nossa ultima aula antes do resultado do teste.
Estou muito anciosa, pois queria continuar com todos do grupo mas infelismente algus saem e outros continuam.
ASS:Isa Alves (núcleo 3)
" A vida tem a cor que nos pintamos"

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sim (Só improviso Mesmo)

Pessoal, neste final de semana teremos a apresentação do Grupo Sim (Só Improviso Mesmo) aqui no Espaço Cultural. Como os três núcleos do Brinquedo Torto estão trabalhando improvisação (embora apenas o núcleo 1 trabalhe improvisação espontânea), seria muito legal se todos pudessem ver para que possamos comentar depois durante as aulas. Segue a entrevista que fiz com um dos atores no blog do Casimiro. 

Já estou com saudade de vocês!

Espaço Cultural Casimiro de Abreu: Entrevista pelo MSN: RAFAEL SOARES (NÚCLEO SIM):

"Você sabia que o Grande ABC tem um Grupo de Teatro Esporte filiado ao ITI (INTERNATIONAL THEATRESPORTS INSTITUTE? O SIM (SÓ IMPROVISO MESM..."

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Momentos finais .

Essa eu acho que é a pior hora para todos que estão participando do teste . As férias se aproximam e com ela vem a expectativa da aprovação , de receber o sim do professor Varlei e poder continuar participando desse trabalho tão lindo . Aula passada (10/06/11) o núcleo 3 conversou muito sobre as brincadeiras desnecessárias que estavam acontecendo durante a aula , falamos sem apontar ninguém , sobre pessoas que não estavam levando a sério essa experiencia maravilhosa . A aula foi até diferente , pois fizemos essa conversa como forma de partilha no "começo" da aula e abrindo uma exeção mudamos a rotina do teste . Depois da partilha a aula fluiu muito melhor , acho que isso foi super importante não só para mim , mas para o grupo todo . Desejo boa sorte a todos , não só do núcleo 3, mas também ao pessoal do núcleo 2 , que eles  possam dar o seu melhor continuar com o grupo .
                                                                      Beijos a todos Gabi Selario (Núcleo 3)