quarta-feira, 20 de março de 2013

Emocionante - Impressões de Ronam Toguchi

Ronam Toguchi, figura emblemática da história do Grupo Brinquedo Torto, escreve sobre suas impressões ao ler o livro "Riso, choro, grito e aplauso - Cinco anos de Grupo Brinquedo Torto" 

Lendo o livro magnificamente redigido fica difícil não sentir-se inspirado para arriscar algumas palavras. Por sorte minhas anotações confusas que se destinariam a mesma obra foram perdidas. Talvez, sejam estas as palavras que estariam no livro, ou não. O caso é que já não escrevo mais como antes e estou prolongando este parágrafo inicial com medo do que poderá se discorrer nos seguintes.
Mais do que nunca enxergo o Brinquedo Torto como um organismo vivo, algo que possui vida própria. Possui seus respectivos braços, pernas, mente e coração. Cada qual a sua maneira e a seu tempo desenvolve o papel dentro do grupo levando-o a uma infinidade de lugares diferentes e opções de caminhos a serem trilhados. Ele não é uma atividade extracurricular, aula de teatro. É parte da vida de seus integrantes e estes por hora são parte dele. Ele renasce, revigora e cresce.
É difícil conter o egoísmo e abrir mão da parte que um dia foi sua. É uma luta entre o orgulho e a inveja lembrar-se de como foi ser componente deste organismo e enxergar tudo o que ele é hoje. A grandeza, a beleza e o encantamento do trabalho desenvolvido são combustível para o dedo erguer e dizer: “Eu fiz parte disso aí!”. Já o verbo conjugado no passado traz a dor que a saudade que sentimos de tudo o que foi bom na vida.
Conflitos internos à parte, o show deve continuar, o teatro deve cativar e vidas devem ser transformadas. Adolescentes tornarem-se adultos, adultos retornarem a infância e o Brinquedo Torto, encantar.
Parabéns, a todos nós que fizemos parte destes cinco anos e boas vindas aos que darão vida longa ao amor a vida, a arte e ao encanto.
#BQT5ANOS! — com Varlei Xavier Nogueira.
Curtir ·  · há 10 minutos · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário